Compreendendo e se alistando no projeto de Deus: O Casamento e a Família

O casamento é um projeto de Deus, sendo assim ele é puro, perfeito e bom. Os problemas conjugais não têm origem em Deus, mas em nós mesmos, alimentados pela nossa carnalidade e orgulho. Mas o casamento é um projeto de vida e precisa de nosso investimento. Esse processo não é fácil, mas é possível porque temos ao nosso lado aquele que é autor desse projeto.

“Deus é o autor e sustentador do meu casamento.”

João Pedro Salvador

OS FILHOS

“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.”

Salmo 127:3-5

Temos uma descendência para cuidar: nós criamos filhos pra Deus. Até o fim da vida eles serão nossos filhos, portanto precisamos sustenta-los em oração e ministrar sobre eles a Palavra, pois ela é espírito e vida para os instruir.

Também precisamos ter em vista que nosso modo de vida afeta os nossos filhos, somos exemplos. O cuidado na vida dos nossos filhos deve ser constante e jamais podemos desistir deles, é na nossa perseverança que eles serão conquistados (Ec 11:1-6). É importante sermos presentes e gastarmos com eles tempo de qualidade, assim como uma planta que precisa ser regada pela manhã e pela tarde até crescer.

“O projeto de família é para toda vida. Na caminhada fatos vão acontecendo, Deus vai dando as instruções para cada etapa. Cada filho vai respondendo de acordo com o que recebe, mas Deus está comprometido com esse projeto. Minha missão é transmitir o projeto da redenção do Calvário, investir para que eles fiquem apaixonados por Jesus assim como eu sou.”

João Pedro Salvador

O HOMEM

Nenhum sacrifício no sacerdócio do homem se compara ao prejuízo de não pagá-los. Por fim haverá um fruto precioso em tudo isso. A posição de um sacerdote é a de fidelidade e provisão do lar, de amar a esposa e sacrificar-se por ela, de ser descanso para a sua casa, de amar e ensinar os seus filhos. Vale a pena obedecer nestas coisas.

Noé obedeceu e marcou uma exceção no meio dos homens de seu tempo. Por causa da posição dele a sua família não se perdeu.

“Uma família obedecendo pode trazer vida a muitas outras e garantir que elas vivam e prosperem.”

João Pedro Salvador

O SHABAT

Trabalhamos seis dias, precisamos separar um dia na semana para descansar. O Shabat foi um presente que Deus nos deu para fazermos isso. Éum dia em que devemos estar dedicados às nossas famílias, em que o sacerdote pode ouvir a sua esposa e estar com os seus filhos. O jantar do Shabat é uma festa, um lugar onde é restabelecida a honra, onde o marido honra a sua mulher diante de seus filhos e a estes também ele deve honrar individualmente.

A honra dentro de um lar promove a paz e esta é uma responsabilidade nossa. Deus nos dá os instrumentos necessários, mas cabe a nós sermos os promotores da paz dentro de nossas casas, de nossas famílias.

Palavra ministrada por João Pedro Salvador no segundo dia da Festa dos Tabernáculos (14/10/2019).